pI

12 agosto 2006

BIODIVERSIDADE
RIQUEZAS NATURAIS COMO MOEDA INTERNACIONAL

...”Os fatores de produção naturais estratégicos - em grande parte tendo origem em países não hegemônicos, com evidentes vantagens comparativas - são os que sustentam o desenvolvimento do processo civilizatório. As nações do mundo hegemônico, na realidade, são comparativamente pobres naquilo que é fundamental e que provém da natureza. Elas vivem da exploração dos recursos naturais de outras nações. As razões da recente destruição do Estado iraquiano, o petróleo do Iraque, são um bom exemplo disso.

As nações emergentes, embora ricas em recursos naturais, vivem a tirania da moeda internacional de referência, símbolo falso dessas riquezas. Seus ricos e estratégicos patrimônios naturais, bem como as instituições e ativos nacionais deles resultantes, são desvalorizados e manipulados pelos instrumentos dessa tirania. Quem emite e controla a moeda de referência define e opera todos os índices de valorização das riquezas naturais e, portanto, do desenvolvimento, seguindo os interesses predominantes dos centros de poder. Jogam com eles de acordo com sua conveniência. Isto ocorre com a inflação, taxas de juros, taxas de câmbio, etc.

Dentro desta dinâmica de domínio, as nações emergentes passam a depender da manipulação financeira, que submete a produção de riqueza a interesses alienígenas e perdem as condições de viver e desenvolver-se com autonomia. Pela via financeira lhes é subtraída qualquer possibilidade de conduzir seus destinos, tendo que depender de investimentos monetários externos, cada vez mais de curto prazo, com juros variáveis a critério dos emissores e sempre manipulados pelo credor, e de empréstimos que vão se acumulando como uma bola de neve, de tal modo que se torna impossível o ressarcimento com decência. O "serviço da dívida" onera essas nações a ponto de comprometer seus planos de desenvolvimento, porque tornam os orçamentos altamente deficitários, cujas condições são definidas fora do país, de modo altamente lesivo aos interesses de seus povos. “

Veja o artigo do físico e engenheiro J. W. Bautista Vidal na íntegra...
http://www.anovademocracia.com.br/09/04.htm

“O trunfo do Brasil é a grande fonte de todas as formas de energia usadas pelo homem até agora e dentro de bilhões de anos: o nosso astro-rei, o reator a fusão nuclear que é o sol.”

Site Meter