pI

25 junho 2006

FILOSOFIA
PODER VEGETAL
Núcleo de Vivência e Pesquisa
Ayahuasca e Biodiversidade
Arte e Filosofia


FILOSOFIA PRA QUÊ?
De origem grega, a palavra filosofia significa amor à sabedoria. Desde a Antiguidade, a surpresa e o espanto perante o mundo levam o homem a formular questões sobre a origem e a razão do universo e a buscar o sentido da própria existência. Todos os aspectos da cultura humana podem ser objetos de reflexão. A questão central de cada corrente filosófica está inserida na estrutura econômica, social e política de determinado momento histórico.

Qual seria, então, a utilidade da Filosofia?

Segundo Marilena Chauí, "se abandonar a ingenuidade e os preconceitos do senso comum for útil; se não se deixar guiar pela submissão às idéias dominantes e aos poderes estabelecidos for útil; se buscar compreender a significação do mundo, da cultura, da história for útil; se conhecer o sentido das criações humanas nas artes, nas ciências e na política for útil; se dar a cada um de nós e à nossa sociedade os meios para serem conscientes de si e de suas ações numa prática que deseja a liberdade e a felicidade para todos for útil, então podemos dizer que a Filosofia é o mais útil de todos os saberes de que os seres humanos são capazes.”

A reflexão é importante porque está na continuidade com a prática. O modo como pensamos sobre o que estamos a fazer afeta o modo como o fazemos, ou até mesmo se o chegamos a fazer;
pode conduzir a nossa investigação, ou a nossa atitude relativamente a pessoas que fazem as coisas de modo diferente, ou até toda a nossa vida.

Portanto, a nossa prática pode ser melhor ou pior de acordo com o valor das nossas reflexões. Um sistema de pensamento é algo em que vivemos, tal como uma casa, e se a nossa casa intelectual estiver fechada e for limitada, precisamos ver que outras estruturas melhores serão possíveis.

Através do pensamento crítico, da reflexão, da atitude questionadora e, ao mesmo tempo, argumentativa e aberta ao diálogo, que aceita a divergência e entende as diferenças , a filosofia impede a estagnação e desvenda o que está encoberto pelo costume, pelo convencional, pelo poder.

PODER VEGETAL, Núcleo de Vivência e Pesquisa, promove a Arte e a Filosofia, estimulando, no trabalho de consciência sobre si, a intuição e o sentimento tanto quanto a análise lógica, o exercício da razão e da síntese.
Atividades desenvolvidas em Quatro Barras, Região Metropolitana de Curitiba, Paraná.
contatos:
poder.vegetal@hotmail.com

Site Meter