BIODIVERSIDADE
ETNOBOTÂNICA
O reino vegetal, além de ser o maior reservatório de moléculas orgânicas conhecido, é um poderoso laboratório de síntese.
Em todos os registros sobre médicos famosos da antigüidade, tais como Hipócrates, Avicena e Paracelcius, as plantas medicinais ocupavam lugar de destaque em suas práticas. A partir de plantas descritas e usadas pelo conhecimento popular, foram descobertos diversos medicamentos usados até hoje pela medicina.
A Etnobotânica estuda a interação de comunidades humanas com o mundo vegetal, em suas dimensões antropológica, ecológica e botânica. Esses estudos são de grande importância na manutenção da cultura, além de combinar conhecimentos tradicionais e modernos, permitindo uma melhor investigação dessa flora ainda tão desconhecida e sua conservação e manejo sustentável.
Esta ciência vem contribuindo para o conhecimento da biodiversidade das florestas tropicais, devido ao registro e resgate dos hábitos e usos de vários povos que possuem estreito vínculo com os recursos de fauna e flora. Compartilhar a informação com quem a gerou, e contribuir para a melhoria das condições de vida das populações estudadas, são alguns dos destinos desta nova etnociência.
O conhecimento gerado através do resgate do saber popular deve ser valorizado através de ações que viabilizem e garantam o uso desses recursos pela população. A produção do material científico deve ter uma utilidade maior do que parar nas prateleiras e livrarias, e sim ter um uso aplicado a favor do reconhecimento deste saber local, influenciando as políticas ambientais para este fim.
A etnobotânica colabora com:
- a valorização dos conhecimentos e as medicinas tradicionais das comunidades;
- a preservação da flora utilizando o conhecimento adquirido pela sua investigação científica;
- a ampliação do conhecimento sobre as propriedades úteis de espécies vegetais;
- subsídios para estudos étnicos, antropológicos, botânicos e ecológicos sobre os povos envolvidos na pesquisa;
- subsídios ao Poder Público no desenvolvimento de projetos sócio-econômicos, bem como ambientais.
Mais...http://www.ambientebrasil.com.br/composer.php3?base=./natural/index.html&conteudo=./natural/artigos/etnobotanica.html
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home