pI

30 abril 2006

BIODIVERSIDADE
ETNOBOTÂNICA
O reino vegetal, além de ser o maior reservatório de moléculas orgânicas conhecido, é um poderoso laboratório de síntese.


Em todos os registros sobre médicos famosos da antigüidade, tais como Hipócrates, Avicena e Paracelcius, as plantas medicinais ocupavam lugar de destaque em suas práticas. A partir de plantas descritas e usadas pelo conhecimento popular, foram descobertos diversos medicamentos usados até hoje pela medicina.

A Etnobotânica estuda a interação de comunidades humanas com o mundo vegetal, em suas dimensões antropológica, ecológica e botânica. Esses estudos são de grande importância na manutenção da cultura, além de combinar conhecimentos tradicionais e modernos, permitindo uma melhor investigação dessa flora ainda tão desconhecida e sua conservação e manejo sustentável.


Esta ciência vem contribuindo para o conhecimento da biodiversidade das florestas tropicais, devido ao registro e resgate dos hábitos e usos de vários povos que possuem estreito vínculo com os recursos de fauna e flora. Compartilhar a informação com quem a gerou, e contribuir para a melhoria das condições de vida das populações estudadas, são alguns dos destinos desta nova etnociência.

O conhecimento gerado através do resgate do saber popular deve ser valorizado através de ações que viabilizem e garantam o uso desses recursos pela população. A produção do material científico deve ter uma utilidade maior do que parar nas prateleiras e livrarias, e sim ter um uso aplicado a favor do reconhecimento deste saber local, influenciando as políticas ambientais para este fim.

A etnobotânica colabora com:
- a
valorização dos conhecimentos e as medicinas tradicionais das comunidades;
- a preservação da flora utilizando o conhecimento adquirido pela sua investigação científica;
- a ampliação do conhecimento sobre as propriedades úteis de espécies vegetais;
- subsídios para estudos étnicos, antropológicos, botânicos e ecológicos sobre os povos envolvidos na pesquisa;
- subsídios ao Poder Público no desenvolvimento de projetos sócio-econômicos, bem como ambientais.

Mais...
http://www.ambientebrasil.com.br/composer.php3?base=./natural/index.html&conteudo=./natural/artigos/etnobotanica.html



29 abril 2006

PROGRAMA DE PESQUISA EM BIODIVERSIDADE
A motivação para o Programa


A diversidade biológica possui inestimável valor para a sobrevivência do ser humano. Além dos serviços ambientais que proporciona, como por exemplo, a purificação da água, a ciclagem de nutrientes, a manutenção do equilíbrio dinâmico dos ecossistemas e das condições climáticas do Planeta, a diversidade biológica constitui-se em base de recurso de aplicação alimentar, medicinal e industrial, entre outras. Não contabilizando os custos atribuídos aos serviços ambientais, o valor da biodiversidade está atualmente estimado entre US$ 500 bilhões a US$ 800 bilhões, que representam valores movimentados por dois grandes setores econômicos no mundo: o da indústria de softwares e o do setor de petróleo.

O Brasil e outros 16 países reúnem em seus territórios cerca de 70% das espécies animais e vegetais do planeta, o que lhes confere o título de países megadiversos. Entre eles, o Brasil é o de maior diversidade biológica, abrigando cerca de 20% de toda biodiversidade mundial, que se encontra majoritariamente em ecossistemas florestais. As florestas tropicais amazônicas respondem por cerca de 26% das florestas remanescentes da Terra, ocupando quase metade do território brasileiro e possuem valor estratégico para o País.

Além da relevância quantitativa da biodiversidade das florestas tropicais, há que se destacar a importância da diversidade biológica encontrada em outros biomas, como o semi-árido, que, pelas condições climáticas, permitiu que somente espécies resistentes à seca e à alta temperatura sobrevivessem. Em outras palavras, é no semi-árido que se estima encontrar, com maior probabilidade, genes – por exemplo, de bactérias – adaptados à sobrevivência sob essas condições de estresse.

A complexidade da tarefa de descobrir, descrever, caracterizar e fazer bom uso dos produtos derivados da enorme diversidade biológica brasileira, assim como de entender padrões de mudanças da estrutura e função da biodiversidade e seus impactos na sociedade humana exige um esforço científico cooperativo e articulado de várias décadas, o que caracteriza a pesquisa da biodiversidade como um campo da megaciência. Assim, o estabelecimento e manutenção de uma agenda de pesquisa em biodiversidade constitui um desafio estratégico do Brasil.

Mais:
http://ppbio.inpa.gov.br/Port/inventarios


23 abril 2006

Seminário em Curitiba

LIVIO VINARDI
BIOPSICOENERGÉTICA e CRIATIVIDADE
1a. oficina teórico-prática no Paraná

A BioPsicoEnergética, que pode ser simplesmente abreviada como BPE, é a ciência ou síntese multidisciplinar que estuda as energias biopsicológicas, sua natureza, causas e efeitos, assim como sua inter-relação com todos os tipos de energias, sejam estas naturais ou geradas (artificiais). Estuda, portanto, as energias biológicas (de bios=vida) e as psicológicas (psique), suas causas e todas as relações possíveis com todas as outras energias.

As energias naturais são as produzidas pela Natureza: radiações solares, astrais, lunares, energética vegetal, mineral, etc. As energias geradas são as produzidas pelo homem: energias mecânicas, acústicas, elétricas, magnéticas, químicas, ruídos, radiações nucleares, etc. A BPE não pretende fazer simplesmente um estudo enunciativo, mas investigar as causas funcionais que fundamentam a interação entre a energética humana e todas as energias externas.

A BPE reconhece que o ser humano é uma estrutura composta pelas mais complexas e variadas energias, e que é possuidor de estados superiores e espirituais com todas as possibilidades de evolução. Ela considera o ser humano como uma unidade biológica-psicológica-energética-espiritual em seu duplo aspecto, inconsciente e consciente, e o enlaça com a Natureza e o Cosmos, inspirada nos princípios da Evolução e da Síntese.

Informações
hanna@arquiteturaorganica.com.br 41.9601.3297

saiba mais...
www.casaclara.blogspot.com
O que é Biopsicoenergética, Quem é Livio Vinardi, Programa, Objetivos e detalhes da Oficina











Site Meter